“Directrizes” de Julius Evola (breve resumo)

1 – Encontramo-nos num mundo em ruínas, mas existem homens em pé no meio das ruínas.

2 – Um homem novo, animado mediante um determinado espírito e uma adequada visão da vida. Fortificada mediante a adesão férrea a certos princípios.

3 – O homem novo será aquele que seja fiel ao espírito legionário, ou seja aquele que saiba escolher o caminho mais duro.

4 – Valores como a honra, a fidelidade, a valentia, o espírito de serviço e sacrifício são arquétipos que encarnam o espírito do guerreiro. Deverão estes valores ser adaptados como norma vital e rebaixados os modelos existentes: o burguês e o proletário.

5 – O liberalismo, depois a democracia, mais tarde o socialismo, também o radicalismo e enfim o comunismo, o bolchevismo aparecem historicamente como graus do mesmo mal, como estados que preparam sucessivamente o complexo processo de uma queda. A globalização provocada pelo demoplutocratismo, ou seja o americanismo comporta um grande perigo...

6 – Todos os âmbitos da vida devem estar ao serviço de metas superiores, não nos devemos deixar alucinar com o demónio da economia.

7 – O Estado a atingir é o Estado orgânico e não totalitário ou democrático... um Estado que atinge e coordena as actividades dos grupos e entidades sociais.
Conceito de Império como Doutrina de Estado baseado em função da autoridade e de um poder que estão investidos numa natureza sacra... que servirá de guia, de modelo à comunidade.
Formação de uma elite revolucionária como órgão dirigente de Estado.

8 – Repudiam-se conceitos nacionalistas e uma ideia genérica de Pátria que só se baseiam num prisma físico de terra em que se habita, ou uma adesão sentimental aos momentos altos do seu passado histórico... A chave para a construção de um Estado é: a ideia, ordem, elite e homens de ordem.

9 – Combate ao materialismo histórico, economicismo, darwinismo, psicanálise, existencialismo, neo-realismo ...
A verdadeira realidade da existência está subordinada a algo que vai além do que o vinculado ao meramente humano. Isto tem que ser evidenciado através de uma via interior e na própria conduta.
Desintoxicados da cultura livre, podemos conseguir claridade, retidão e força (ascetismo).

10 – União entre a vida e o risco, a fim de superar a sociedade burguesa e o espírito burguês.

11 – Não aceitamos o estado laico nem o clerical de estilo moralismo católico com a sua componente humanitarista de igualitarismo e pela sua ideia de amor e perdão, em lugar de honra e justiça.

12 – Defender a ideia intransigentemente em função da qual devemos estar unidos. Este é o homem novo, o homem da resistência, o Homem Vertical entre as ruínas.

Legião em Marcha

Sempre que a desordem, a injustiça, a ignorância e a maldade se instalam no mundo, diz-nos um antigo texto sagrado da Índia que a "mensagem divina" se manifestará de novo no coração de um ser humano para protecção dos homens justos e bons e para acabar de vez com os criminosos.
Levanta-te e luta! - Dizia o deus Krixna a Ardjuna o guerreiro, - cumpre com o teu dever de kxatriya. Se venceres, ganharás o reino terrestre; se morreres em combate alcançarás os planetas celestiais, portanto levanta-te com determinação e luta; luta pelo simples facto de lutar, sem levar em consideração felicidade ou aflição, perda ou ganho, vitória ou derrota, e assim nunca incorrerás em pecado.
Assim é a via do guerreiro, hoje mais do que nunca é necessário apelar à força divina que habita em nós. Acabar com a letargia que nos entorpece os músculos e anestesia a mente.
É urgente uma acção superior; É urgente uma muralha que trave esta corrente caótica, uma muralha edificada por verdadeiros construtores, protegida por valentes guardiões e amada pela sabedoria de corajosas mulheres.
É esta a resistência que se impõe.
Que por detrás desta muralha, longe do mal, do feio e do injusto se eduquem nossos filhos, nos verdadeiros valores que são apanágio da Grande Tradição.
Que o verdadeiro caminho do guerreiro lhes seja ensinado.
Nestes centros de resistência o homem exemplo será lentamente reconstruído. Um homem que transporta em seu peito uma chama divina e aprende a olhar o caminho de frente e para o alto, pois é no alto que está o seu guia e é seu dever segui-lo. Ele sabe que o caminho escolhido não é fácil, toda a ascensão exige esforço e espírito de sacrifício, só um homem educado no espírito legionário, escolhe o caminho mais duro, um caminho verticalizado, um caminho de glória.
O caminho horizontal é para os outros, almas penadas que deambulam à esquerda e à direita, preocupados em ter, em possuir, em deixar uma herança de matéria, de lixo, pois já não têm mais nada para transmitir às futuras gerações.
Levantai-vos pois guerreiros, construí a muralha, observai, estudai e exercitai-vos.
É preciso estarmos preparados, o embate aproxima-se a passos largos e nós estaremos presentes, de pé, lado a lado, ombro a ombro, tal uma falange espartana, chefiada por Leónidas. Lembrai-vos, no fim ficaremos nós, de pé sobre as ruínas!

Porquê Legião Vertical

1 - Porque queremos filósofos de acção e não pensadores iluminados, sentados à mesa dos Congressos, discutindo o auxílio aos países subdesenvolvidos;

2 – Porque sabemos que são falsos os ideais com que nos aliciam e que são igualmente falsos os modelos de felicidade programada que tentam vender-nos;

3 – Porque não queremos a mediocridade no poder, acima o governo Aristocrático, dos mais aptos e dos mais virtuosos, abaixo o governo dos oportunistas e mendicantes, abaixo o coro das carpideiras a soldo dos poderosos;

4 – Porque não queremos estar submissos ao tirano, mesmo quando ele fala com voz de mestre, procurando a adulação e a obediência aos seus caprichos. Nunca confundiremos obediência filosófica com submissão e servilismo.

5 – Porque sabemos distinguir entre o fácil e o autêntico e queremos um Mundo em que o Homem seja avaliado por aquilo que é e não por aquilo que possui, desalojando-o do gozo da posse;

6 – Porque não acreditamos no mito do progresso linear e interminável e não queremos perder o sentido dos ciclos naturais vividos ao ritmo da natureza;

7 – Porque queremos ser homens livres, responsáveis e senhores do nosso destino e não mortos antecipados;

8 – Porque queremos restaurar definitivamente a aliança Homem – Universo e unir de novo todas as formas de conhecimento;

9 – Porque a nossa posição ideológica será sempre: - em Frente e para o Alto, ultrapassando a ilusória e horizontal dança parida na Revolução Francesa.

10 – Porque queremos responder à dinâmica do retorno à Unidade Primordial no sentido de impedir a ruína do homem contemporâneo criando focos de resistência contra a podridão materialista;

11 – Porque queremos reencontrar os autênticos valores humanos: Honra, Fidelidade, Lealdade, Obediência, Espírito de Serviço e Sacrifício e não temos medo de gritar bem alto: - Somos aristocráticos, somos idealistas e somos filhos de um universo inteligente e necessário;

12 – Porque queremos ser portadores de um projecto transcendente que justifique a nossa existência, segundo a Lei Primordial (Dharma).

O que é a Legião Vertical?

A Legião foi formada com elementos que permaneceram fiéis a um Ideal que se transmitiu através da prática das Artes Marciais e com uma ligação muito forte à doutrina Tradicional proposta por Julius Evola. Este pequeno grupo original, que teve os seus altos e baixos com entrada e saída de membros, foi-se ajustando até dar origem a este projecto mais ousado que pretende ser a LV.
Quem nos tem vindo a acompanhar desde o início e teve a oportunidade de ler o boletim que editamos (Horizonte Vertical) não ficará admirado da necessidade ou talvez vontade de alargar os nossos horizontes, e sem sermos megalómanos, podermos acreditar que trilhamos o caminho certo e que este Caminho pode e deve ser partilhado por muita mais gente.
Mas a que se propõe a Legião?
A Legião pretende formar seres humanos no Caminho da Tradição.
A Legião pretende unir (e não misturar) povos sob um Ideal de Honra e Justiça.
A Legião pretende ser uma milícia de fé, supra territorial e supranacional.
Portanto, a formação legionária é dada através de textos culturais, filosóficos e políticos. A parte física tanto quanto possível é assegurada com aulas regulares nas Escolas da Legião onde elas existam ou periodicamente em estágios em locais a designar.
A complexidade do Mundo Moderno levou o homem ao individualismo “sofisticado” no qual ele vive “feliz”, sozinho porque está iludido pelo moderno conceito de Aldeia Global ou seja a proximidade! A massa humana movimenta-se cada vez mais anarquicamente nesta “aldeia”, desprende-se das suas raízes porque esta “aldeia” passa a ser a sua casa, a casa de todos!
A diversidade dos povos, suas culturas e tradições devem ser preservadas. O homem deve reencontrar o orgulho de ser, de pertencer a uma comunidade distinta das outras, o sentido de Honra e Justiça não pode ser falseado pelo vil metal.
Depois da explicação anterior podemos dizer sem receio de outras interpretações porque somos supra nacionalistas, ou seja porque acreditamos num Ideal, e é neste Ideal que reside a nossa verdadeira pátria a qual nenhum inimigo nos pode tirar, e é também por isso que a nossa milícia é supra territorial.
Powered by Blogger